Sustentabilidade, o que é?

Vamos começar esse ano um especial de sustentabilidade. Todo mês faremos uma série de quatro ou cinco posts direcionados à algum assunto sustentável. O primeiro post será informativo, o segundo e terceiro de dicas e o quarto de projetos que ajudam a tornar o mundo melhor.

Fonte: Freepik

Antes de começarmos os posts da série, vamos entender o que seria a sustentabilidade.
O conceito mais usado sobre sustentabilidade se refere às atitudes e ao desenvolvimento que atende as gerações atuais mas SEM prejudicar as gerações futuras. Em outras palavras, são um conjunto de ações que podem ajudar hoje, sem destruir o amanhã, ou mais especificamente, sem destruir as fontes naturais.

Ao adotarmos ações que sejam sustentáveis, estamos garantindo que o planeta esteja em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, de forma a preservar recursos naturais (matas, rios, lagos, oceanos) necessários para as próximas gerações, garantindo, assim, uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

De forma geral a sustentabilidade está atrelada tanto ao desenvolvimento econômico, quanto ao social e ao ambiental, que são os chamados pilares do desenvolvimento sustentável. Se conseguirmos ações nesses três âmbitos que visam um desenvolvimento de forma consciente, estaremos cada vez mais próximos de garantir uma vida de qualidade para nós e para as gerações futuras.
Fonte: Terra Ambiental
  1. O pilar econômico diz respeito à justiça e respeito dentro de grande empresas, por exemplo. Nesse sentido, podemos citar a grande desigualdade econômica no mundo, logo, qualquer ação no sentido de diminuir essa desigualdade é uma ação sustentável.
  2. Socialmente,  podemos falar que ser sustentável é garantir qualidade de vida à todas as pessoas garantindo educação, segurança e lazer.
  3. Já o pilar ambiental se baseia na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Adotei hoje a medida de usar menos descartáveis, como canudos, copos e talheres de plástico. Se cada um começar com ações simples como essa, cada vez mais buscaremos melhorar nosso meio e estaremos vivendo de forma sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...