Sustentabilidade - Água

Você sabia que um banho de chuveiro elétrico com duração de dois minutos e com a válvula aberta parcialmente consome uma média de 12 litros de água? Se pensarmos em uma média de 5 minutos, gastaríamos por volta de 30 litros, mas se fecharmos a válvula enquanto estivermos nos ensaboando, a economia é grande. Economizando 10 litros por pessoa, em uma casa com 4 pessoas, temos economia de 40 litros por dia, 1200 litros por mês! Além disso, consumimos água não somente no banho, mas para lavar louça, roupa, escovar os dentes, cozinhar, na produção agrícola, entre outros.


Mas daí você pode me perguntar: mas para quê economizar água se aproximadamente 11,6% da água doce superficial do mundo está no Brasil? 
Primeiro, 70% desta quantidade de água disponível localiza-se na região amazônica e só temos os 30% restantes para atender 93% da população. 

Depois, no Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nas fontes de água potável, como os rios. Ainda segundo a ONU, a irrigação agrícola utiliza, mais de 70% desta água. E, como estamos com um aumento no crescimento populacional, a produção de alimentos também cresce, nisso a água utilizada aumenta mais e mais.

Olhando por essa perspectiva, a sobra de água brasileira também se mostra ameaçada. E se pensarmos no desperdício na distribuição e no consumo de água por pessoa, tudo vai ficar ainda mais ameaçador.


Ainda não está convencido? Listamos mais 9 motivos para você economizar água:
  1. A cada minuto, sete pessoas morrem no planeta por ingerir água insalubre.
  2. Cerca de 11% da população mundial ainda consomem água retirada diretamente de leitos de rios.
  3. Diariamente, precisamos de 20 a 50 litros de água para atendermos nossas necessidades básicas.
  4. Crianças nascidas em países industrializados tendem a utilizar de 30 a 50 vezes mais água que as de países de terceiro mundo.
  5. Em pleno século XXI, um bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água potável no planeta.
  6. Todos os anos, dois milhões de pessoas morrem por conta da ingestão de água insalubre, falta de saneamento básico ou falta de higiene.
  7. Cerca de cinco mil crianças morrem todos os dias por ingestão de água contaminada e falta de saneamento básico.
  8. 70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.
  9. A cada mil litros de água utilizados, 10 mil litros são poluídos em rios e nascentes.

No próximo post trarei algumas ideias para economizar água que são simples e podem contribuir para que as próximas gerações usufruam também desse bem precioso! Economizar água é ser sustentável, seja sustentável você também!

Fontes:
Freepik
Folha UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...