Roteiro 2 dias em Montreal - Canadá

Nossa ida à um congresso em Quebec, rendeu uns passeios a mais, como uma conexão de um dia em Toronto (ver mais AQUI) e dois dias (na verdade um dia e meio) em Montreal. Na verdade nosso voo foi até Montreal e depois pegamos um ônibus até Quebec City. Chegamos por volta do meio-dia em Montreal e partimos às 19h do dia seguinte.

Como sair do aeroporto de Montreal?

Como não há nenhuma linha de metrô passando pelo aeroporto até o centro, usamos o ônibus  da Linha Shuttle 747 que sai do aeroporto e passa pelos principais hotéis da cidade. A passagem custa 10 dólares canadenses e lhe permite usar o transporte público por 24h. Há também a possibilidade de comprar um passe para 3 dias de transporte público por 18,00 CAD e usar para o passe do ônibus. ao chegar no aeroporto procure por uma máquina que venda o passe.

Existe a possibilidade de pegar um táxi do Aeroporto até o centro de Montreal pelo preço fixo de 40 dólares mais gorjeta (4 a 8 dólares). Esse mesmo preço é praticado para ir do centro de Montreal até o aeroporto.

Transporte Público em Montreal

Os passes do transporte público em Montreal (metrô e ônibus) custam:

1 viagem: 3,25 CAD
2 viagens: 6,00 CAD 
10 viagens: 27 CAD 
1 dia: 10,00 CAD
3 dias (consecutivos): 18,00 CAD
Final de semana (de sexta a noite até segunda bem cedo): 13,75 CAD
Semanal (de domingo à segunda): 25,75 CAD

Linhas de ônibus de Montreal:

Linhas Locais: números de 10 a 299 (passam a cada 10 minutos mais ou menos).
Linhas Noturnas: números de 300 a 399 (funcionam de madrugada).
Linhas Expressas: números de 400 a 499 (param em menos pontos e, logo, são mais rápidas).
Linhas Shuttle: números de 700 a 799. São linhas que vão de/para pontos específicos da cidade, como a linha 747 do aeroporto, por exemplo.

Linhas de metrô em Montreal

O metrô NÃO funciona 24h, e esses são os horários de funcionamento:

Segunda à Sexta: 5:30 até 00:35
Sábado: 5:30 até 1:00
Domingo: 5:30 até 00:30
Depois desses horários, apenas as linhas noturnas de ônibus funcionam.

Onde ficar?
Gite du Plateau Mont Royal
185, rue Sherbrooke Est
Na verdade, esse hotel é um hostel, mas que tem quartos casal. Ficamos em um quarto no porão, é bem simples, mas limpo e quentinho.

Onde ir?

  • Saint Joseph's Oratory of Mount Royal 

Sem dúvidas o melhor ponto turístico de Montreal, a visa tanto de fora (ainda no jardim), quanto lá de cima é linda, super compensa, além do fato de ser gratuito.


O oratório de São José do Monte Royal, (francês - Oratoire Saint-Joseph du Mont-Royal), é uma basílica Católica Romana situada na ladeira norte do Monte Royal em Montreal, Canadá.





Em 1904, o Irmão André (Alfred Bessette) começou a construção de uma pequena capela ao lado do monte próximo ao Colégio Notre Dame. Brevemente, ela tornou-se muito pequena. Mesmo com sua ampliação, em 1917, uma igreja foi construída, chamada a crípta, com uma capacidade para 1000 pessoas sentadas. Em 1924, a construção da basílica foi inaugurada; e foi completamente finalizada em 1967. Seu domo, ou cúpula, é o segundo maior desse tipo no mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano, Roma, e é a maior igreja de todo o Canadá. (Fonte: Wikipedia)

Para chegar lá vá de metrô até a estação Snowdon e siga a Chemin Queen Mary. Gastamos a manhã do segundo dia lá.

  • Basílica Notre Dame

A Basílica de Notre-Dame de Montreal é uma basílica católica romana situada no distrito de Ville-Marie. É uma das mais proeminentes edificações religiosas da cidade. Foi construída entre 1823 e 1829 em estilo Neogótico.




Fica na Old Montreal, no Palais de Justice. Do hotel que estávamos fomos a pé. Gastamos uma hora do nosso primeiro dia lá.

Place des Arts


A Place des Arts (em português: Lugar das Artes) é o maior complexo cultural da cidade de Montreal, província de Quebec, no Canadá.
É a sede de importantes organizações culturais da cidade, como a Orquestra Sinfônica de Montreal, Les Grandes Ballets Canadiens, e a Ópera de Montreal. Este complexo foi uma iniciativa do prefeito Jean Drapeau, e foi inaugurado em 21 de setembro de 1963. Durante as décadas seguintes foram somados novos teatros, sendo o mais recente a Maison Symphonic em 2011. (Fonte: Wikipedia)

Metrô na estação Université Montreal.

Ste Catherine O
Rua de compras, quase fiquei louca com tanta loja bacana. Não digo loja de grife (isso também tinha de monte), mas lojas mais alternativas, com coisas para todos os estilos. AMEI! Recomendo muito passar por lá.
Metrô até Estação Peel. Gastamos a tarde do segundo dia por lá.

Daí, andando entre esses pontos paramos em mais alguns para uma foto só, ou para descansar.






Montreal é uma bela cidade, uma pena que não pudemos usufruir da cidade por mais tempo, acredito que há muito mais coisas para se fazer por lá. Recomendamos uma visita ao Canadá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...